Inspire-se nas zebras: Comunique-se de forma adequada.

As zebras pertencem à mesma família dos cavalos, sendo do gênero Equus. Esses animais são nativos da África e divididos em três tipos: a zebra-de-Grevy, a zebra-das-planícies e a zebra-das-montanhas, cada qual com seus próprios padrões de listras. Zebras são conhecidas pelas listras pretas e brancas; elas são animais herbívoros e sociáveis. A grande maioria das zebras realizam a preparação mútua para fortalecerem seus laços sociais.

As zebras vivem em grupos familiares e pastam juntas. Elas se alimentam de grama, folhas, ervas, galhos, arbustos etc. Quase todas as zebras usam seus dentes e lábios para mordiscar o pescoço, ombros e costas umas das outras. A higiene ajuda amenizar a agressão e confirmar o status social dos membros da família. As zebras são muito corajosas e enfrentam predadores que ataquem qualquer membro do grupo circulando em volta do animal ferido e tentando afastar o predador.

As zebras costumam ser quietas, mas produzem sons durante as interações sociais que podem ser usados para cumprimentarem umas às outras, expressar emoções ou estado de alerta. Cada som da zebra é uma maneira diferente de comunicação, elas zurram para mostrar raiva ou por frustração, latem para chamar atenção e bufam para alertar sobre visitantes indesejáveis. O estado de alerta das zebras, ajuda outros animais com as quais elas convivem pacificamente a obterem proteção contra predadores, quando estão juntos nos rebanhos mistos.

A maioria de nós tem a tendência de tirar conclusões precipitadas antes de ouvir, isto cria um obstáculo na comunicação e pode arruinar os relacionamentos. Devemos dedicar um tempo para ouvir atentamente o que as pessoas nos dizem, e ao falarmos termos cuidado não somente com as nossas palavras, como também com o nosso tom de voz. Muitos apenas precisam de alguém que os ouça, não querem alguém para resolver seus problemas. Se dissermos algumas palavras de encorajamento a elas quando estiverem tristes, será bem útil.

O melhor modo de melhorarmos a nossa comunicação é por evitarmos sermos muito críticos, e é possível agir com bom senso, sendo menos críticos e honestos ao mesmo tempo. É importante focar nas principais informações que estão sendo transmitidas, desligando o aparelho celular durante o período que estamos participando de uma conversa relevante e nos esforçando para se colocar no lugar do outro. Devemos fazer perguntas que faça o outro raciocinar e o ajude a descobrir por si próprio as respostas. Devemos ampliar nossa consciência com relação aos estereótipos e preconceitos antes de darmos qualquer conselho, talvez tenhamos que mudar nossa percepção.

É necessário superar as barreiras de comunicação que podem obscurecer nossa mensagem, precisamos ser claros ao expressarmos nosso ponto de vista. A maneira como nos comunicamos afeta a forma como as pessoas nos interpretam, por este motivo devemos considerar o nosso tom de voz quando estamos falando. O tom de voz pode revelar nossas verdadeiras intenções e passar confiança. O tom de voz pode criar uma boa sintonia e resultar em bons relacionamentos. Tente conversar de maneiras diferentes, se adaptando aos diversos tipos de personalidade.

Hoje em dia, é fundamental saber lidar bem com pessoas, por isso precisamos aprender estratégias que nos ajudem a superar os desafios das relações interpessoais. O segredo é ter autocontrole durante as interações sociais e aprender a arte de se desculpar com um tom de voz suave a fim de evitar consequências negativas. Não podemos controlar o mau comportamento dos outros, no entanto, podemos criar fortes vínculos com pessoas que valem a pena. Sabemos que estreitar os laços é algo que leva tempo, mas nunca seremos bem-sucedidos sem a ajuda de outras pessoas.

Tenhamos sempre em mente que uma boa comunicação é a parte fundamental de qualquer tipo de relacionamento. Quanto mais positivo for o nosso tom de voz, mais interações sociais positivas conquistaremos. Por outro lado, tons de voz negativo nas comunicações podem destruir os relacionamentos. Lembre-se que as zebras ajudam umas às outras e ajudam até mesmo outros animais. Se você se empenhar em ajudar pessoas, você será ajudado.

zebras

*Não guarde para você, passe adiante.

https://maestrovirtuale.com/zebra-caracteristicas-especies-habitat-comida/

Get inspired by zebras: Communicate adequately with others.

Zebras are related to horses as they are in the same genus, Equus.  These animals are native to Africa and divided into three types: the Grevy’s zebra, the plains zebra, and the mountain zebra, each one has its own stripe patterns. The zebras are known for their black and white stripes; they are herbivorous social animals. The vast majority of zebras engage in mutual grooming to strengthen social bonds.

The zebras live in family groups, and they graze together. They feed on grass, leaves, herbs, twigs, shrubs etc. Almost all zebras use their teeth and lips to nibble on one another’s necks, shoulders, and backs. Grooming helps ease aggression and confirm social status of the family members. Zebras are very courageous and confront predators that attack any member of the group by circling around an injured animal and attempting to drive a predator away.

Zebras are usually quiet, but they produce noises during social interactions which might be used to greet each other, may express emotions or alertness. Each zebra sound is a different way to communicate, they make braying noises to show anger or frustration, bark to get attention and snort to warn of unwelcome visitors. The alertness of the zebras helps other animals with which they live peacefully to gain protection from predators when they are together in mixed herds.

Most of us jump to conclusions before listening and this is a communication obstacle that can ruin relationships. We should take time to listen carefully to what people are saying, and when we speak, we should be careful not only with our words but also with our tone of voice. If people know that we are really listening to them, they will be more open to share their feelings with us. There are many people that just needs someone to listen to them, they do not want someone to fix their problem. If we give some words of encouragement when they are feeling down will be helpful for them.

The best way to enhance our communication is to avoid being so critical and we can do that by being less judgment and honest at the same time. It is important to focus on the relevant information by turning our mobile phone off while meeting with someone and by putting ourselves in the other person’s place. We should ask questions that can bring answers itself, so people will work out what they really think. It would be good to seek for additional information and increase our awareness of barriers perception before giving advice.

It is necessary to avoid stereotypes that can obscure our message, we must be clear to express our views. The way we communicate may impact on how people interpret us, that is the reason why we should consider our tone of voice when talking. Tone of voice can reveal our true intentions and can bring a sense of trust. The familiarity with a tone of voice create good relationships. Try to have conversation in many ways by being flexible to effectively engage with different personality types.

Nowadays, it is fundamental to deal well with people, thus we need to learn strategies to help overcome relationship challenges. The secret is to have self-control during social interactions and learn the art of apologizing in a soft tone of voice to prevent negative consequences. We cannot control people’s bad behaviour; however, we can build strong relationships with great people. We know that close connections with people can take time, but you can never be successful without the help from others.

Let us always keep in mind that good communication is a key part of any relationship. The more positive is our tone of voice, the more positive social interactions we can conquer. On the other hand, negative tones of voice in communication can destroy relationships. Remember that zebras help each other and even other animals. If you help others, you will be helped.

 *Do not keep it to yourself, pass it on.

https://www.nationalgeographic.com/animals/mammals/facts/plains-zebra

3 comentários em “Inspire-se nas zebras: Comunique-se de forma adequada.

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