INSPIRE-SE NAS ONÇAS: ESPREGUICE-SE ANTES DE ENTRAR EM MOVIMENTO.

As onças estão distribuídas pela América Latina, mas estão sumindo devido às atividades agrícolas e ao desmatamento. As onças-pintadas são animais carnívoros e solitários com manchas escuras e geralmente apresenta uma pelagem de cor amarelada. São excelentes nadadoras e se movimentam rapidamente na água. Estes animais são considerados noturnos, embora possam ser encontrados se movimentando e caçando durante o dia.

As onças consomem uma grande variedade de presas, incluindo veados, caititu, capivara, antas, peixes, tartarugas e outros. A onça é um dos felinos do gênero Panthera que possui um ligamento flexível que torna a parte posterior da garganta maior, assim a garganta pode ser bem esticada produzindo sons mais altos ao rugir. Elas possuem as mandíbulas mais poderosas entre os grandes felinos, suas garras afiadas e retráteis são usadas para escalar, agarrar a presa e marcar o cheiro.  Muitos felinos esticam os tendões presos às garras de modo a estarem prontos para matar.

O movimento dos animais é um dos tópicos mais pesquisados para determinar a distância entre eles, classificar o estado de comportamental e mapear a área de vida. Na análise das onças, descobriram que elas têm maior probabilidade de se descolocarem para áreas úmidas e ambientes aquáticos, como tendem a repousar em áreas florestais. As onças passam bastante tempo tirando um cochilo nas árvores, no solo ou em cavernas. O bocejo e a espreguiçada de uma onça podem significar que o felino logo começará a se movimentar. Assim que eles acordam, eles começam a se alongar. É possível encontrar onças descansando a cabeça nas patas e logo depois alongando os músculos das pernas em preparação para entrar na mata.

Assim como os felinos que se espreguiçam várias vezes, nós devemos nos esticar ao longo do dia. O alongamento é necessário quando ficamos muito tempo sentados e repentinamente precisamos nos movimentar. Principalmente logo que acordarmos, visto que o corpo necessita de tempo para despertar. O ato de bocejar ou alongar as mãos, dedos, braços, pernas e pés é muito importante para a nossa saúde. Um simples alongamento pode ajudar a aliviar a tensão muscular, a insônia, o estresse e a ansiedade.

Se alongarmos nossos músculos pela manhã, haverá um aumento no fluxo sanguíneo o que nos dará mais energia. O uso de novas tecnologias nos dias atuais pode causar dores devido aos movimentos repetitivos e posturas incorretas enquanto estamos sentados. Portanto, precisamos fazer pausas para nos alongar, levantar e nos movimentar o máximo que pudermos. Fazendo isto, o organismo será capaz de liberar substâncias químicas que promovem o bem-estar, tais como endorfina e serotonina, que nos ajudam a relaxar.

A prática regular de alongamento aumenta a flexibilidade gradualmente e mantém o corpo ágil após a meia-idade. Isto ocorre porque as articulações são lubrificadas pelo líquido sinovial. Além do mais, a rotina de exercícios de alongamento para o pescoço e os ombros ajudarão aliviar as dores de cabeça. Os movimentos devem ser feitos lentamente sem tensionar os músculos, mantendo uma respiração lenta e controlada.

Cada alongamento deve ser realizado por 30 segundos e repetido 3 vezes até a extensão máxima de um músculo específico. Existem dois tipos de alongamento, aqueles que são chamados de alongamentos estáticos que são realizados sem movimento, e os alongamentos dinâmicos que são realizados com movimento. Incluir uma variedade de alongamentos na rotina diária é o mais apropriado para evitar desequilíbrios musculares.

O alongamento nunca deve causar dor, você deve apenas se sentir um pouco desconfortável. Se você sentir dor em qualquer área, pode estar realizando o alongamento de forma incorreta. Nunca é tarde para iniciar uma rotina de alongamento, programe o despertador para tocar mais cedo e você terá tempo para se alongar logo pela manhã.

onça

*Não guarde para você, passe adiante.

https://oncafari.org/2019/01/09/5-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-oncas-pintadas-antes-de-fazer-um-safari/

Get inspired by jaguarS: Stretch before getting moving.

Jaguars are distributed throughout Latin America, but the jaguar’s range has decreased due to agricultural activities and deforestation. They are carnivores and solitary animals with dark spots and the jaguar’s base coat is generally a tawny yellow in colour. They are excellent swimmers and move faster through the water. These animals are considered to be nocturnal although they can be found moving and hunting during the day.

Jaguars consume a wide variety of prey, including deer, peccary, capybara, tapirs, fish, turtles and others. The jaguar is one of the cats of the Panthera genus with a flexible ligament that makes the back of the throat larger, so the throat can be stretched, producing a wider range of sounds when roaring. They have the most powerful jaws of the big cats, their sharp and retractable claws are used for climbing, gripping prey and scent marking. Many big cats stretch tendons attached to the claws keeping them ready to kill.

Animal movement is one of the most researched topics to determine the distance between animals, classification of behaviour states and to map the home range. In the analysis of the jaguars, it was discovered that they were more likely to move in wetland and water areas and they tend to rest in areas of forest. Jaguars spend lots of time napping on trees, on the ground or in caves. A yawn and stretch of a jaguar can mean that the feline will begin to move. Once they wake up, they start to stretch. We can find jaguars resting head on paws and then stretching the muscles of their legs getting ready to move into the brush.

Just as felines that stretch many times a day, we should stretch throughout the day. Stretching is necessary when we spend long periods sitting and have to move suddenly. Especially when we wake up as our body needs time to start moving. The act of yawning or stretching hands, fingers, arms, legs and feet is very important to our health. Simple stretching can help relieve muscle tension, insomnia, stress and anxiety.

If we stretch our muscles in the morning, will increase our blood flow giving us more energy. The use of new technology nowadays can lead to aches and pains due to repetitive motions and poor sitting postures. Thus, we need to take stretch breaks, get up and move around as much as we can. By doing this, the body can release chemicals that promote well-being such as endorphins and serotonin, which help foster relaxation.

Regular stretching practices gradually increase flexibility by keeping your body agile past middle age. It occurs because the joints are lubricated by synovial fluid. On top of that, stretch exercise routine for neck and shoulders will help relieve headaches. Stretching movements must be done slowly without straining the muscles, keeping breathing slow and controlled.

Each stretch should be held 30 seconds and repeated 3 times to the full extent of a specific muscle. There are two types of stretching that are called static stretches which are performed without movement and dynamic stretches which are performed with movement. Including a variety of stretches in the daily routine is the most appropriated recommendation to avoid muscle imbalances.

Stretching should never cause pain, you should just feel slightly uncomfortable. If you feel pain in any area, you might be stretching incorrectly. It’s never too late to start a stretching routine, set the alarm earlier and you will have time to stretch first thing in the morning.

 *Do not keep it to yourself, pass it on.

https://www.smithsonianmag.com/science-nature/the-jaguar-freeway-73586097/

4 comentários em “INSPIRE-SE NAS ONÇAS: ESPREGUICE-SE ANTES DE ENTRAR EM MOVIMENTO.

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